Prefeitura Municipal realiza Curso de Processamento de Carne Bovina e Derivados no Assentamento Florestan Fernandes pelo SENAR-MT

Por Secretaria de Agricultura

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) promoveu no Assentamento Florestan Fernandes, o Curso de Processamento de Carne Bovina pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT).

Segundo Vagner Meira, Secretário Municipal de Agricultura, o objetivo do curso é capacitar assentados de reforma agrária para a produção de embutidos e defumados de carne bovina, de acordo com as normas técnicas de segurança na fabricação de alimentos, visando promover a agregação de valores e aumento da renda da Agricultura Familiar.

O curso ocorreu entre os dias 18 a 22 de julho de 2022, no Sítio Nova Conquista, localizado no Assentamento Florestan Fernandes. Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação contou com aulas teóricas e prática, que foi ministrada pela Engenheira de Alimentos Natália Hortência Costa Souza, instrutora credenciada no SENAR-MT. Foram capacitadas 10 pessoas, entre mulheres e homens moradores do assentamento.

Os assuntos abordados pelo curso foram: Legislação e inspeção sanitária; Instalações e equipamentos; Higienização de máquinas, equipamentos e utensílios; Higiene pessoal; Identificação da matéria-prima; Noções de Desossa; Noções de cortes comerciais do Dianteiro; Noções de cortes comerciais do Traseiro; Noções de cortes comerciais do Central; Tipos de produtores derivados de carne Bovina; Técnicas de Processamento da carne bovina; e noções de Gestão e comercialização.

Os participantes do curso aprenderam diversos produtos como carnes defumadas, carne seca e carne serenada; linguiças frescas Cuiabana, Maracajú, Apimentada, linguiças defumadas do tipo calabresa, tipo portuguesa, hambúrguer, Kafta e almondegas.

A realização do curso contou com a parceria do Sindicato Rural, que fez doação da carne bovina para realização do curso. O Prefeito Municipal Jamis Silva Bolandin, o Vice-prefeito Ademilson Valverde Peres e o presidente do Sindicato Rural estiveram presentes na realização do curso.